Estados Unidos aprovam a venda urgente de três HIMARS para a Ucrânia

HIMARS . Imagens: Reprodução Instagram @lockheedmartin

O Departamento de Estado dos EUA autorizou a venda urgente de três sistemas de foguetes de artilharia de alta mobilidade (HIMARS) para a Ucrânia, em resposta a um pedido formal do governo ucraniano.

Veja o vídeo sobre o sistemas de foguetes de artilharia de alta mobilidade (HIMARS)

O custo total da venda é estimado em 30 milhões de dólares, financiados pelo governo alemão em nome da Ucrânia.

+ Vídeo: Drone FPV destroi veículo blindado russo VPK-Ural na região de Belgorod

O Secretário de Estado, Anthony Blinken, enfatizou a necessidade imediata desta transferência, declarando que “existe uma emergência que exige a venda imediata das armas necessárias à Ucrânia”. Esta ação visa fortalecer a capacidade da Ucrânia de se defender e responder à agressão russa, alinhando-se assim com os objetivos de política externa e segurança nacional dos Estados Unidos.

Os sistemas, provenientes das reservas do exército americano, serão enviados sem a necessidade de destacar representantes ou contratados adicionais do governo dos EUA para a Ucrânia. A implementação da venda é parte de uma cooperação mais ampla com a Alemanha, conforme afirmado pelo ministro da Defesa alemão, Boris Pistorius, durante uma visita a Washington.

O HIMARS permite o uso como lançador múltiplo de foguetes e pode operar com munições de alta precisão e diversos alcances. O sistema também é capaz de lançar o míssil balístico de curto alcance M57 ATACMS, que pode atingir alvos até 300 km de distância.

Recentemente, em 10 de maio, foram encontradas submunições M74 na ogiva ATACMS em um local atingido em Rovenky, usado pelos ocupantes como depósito de petróleo. A aprovação desta venda sublinha o contínuo apoio dos Estados Unidos e seus aliados à soberania e à defesa da Ucrânia.

+ Clique aqui para ver mais vídeos sobre a Guerra na Ucrânia

Fonte: dsca. Imagens: Reprodução Instagram @lockheedmartin. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.

Back to top